Dinâmicas realizadas na sala de aula de classe comum com alunos com deficiência incluídos:
- Conto de histórias com todos os alunos vendados
Esta atividade foi realizada em uma turma de 5º ano, onde tem um aluno cego matriculado.
Inicialmente escolhi a história de acordo com o interesse da turma, depois falei sobre a questão das percepções e então propus que todos os alunos usassem uma venda enquanto eu contei a historinha.
Após conversamos sobre a experiência, todos os alunos participaram.
- Pintura utilizando somente a boca e depois somente os pés
Esta atividade foi realizada em uma turma de 3º ano, onde tem um aluno com deficiência física (cadeirante) incluído.
Primeiro expliquei a turma sobre a deficiência do menino, suas limitações e habilidades. Após propus que realizássemos uma atividade de pintura utilizando apenas a boca, depois de terminada essa tarefa propus que utilizássemos apenas os pés, podendo utilizar pincel ou o próprio pé.
Todos os alunos participaram, observei um resultado muito positivo. Todos se envolveram e opinaram .
Essas duas dinâmicas foram realizadas em momentos diferentes, e após houve discussão envolvendo todo o grupo.
Sem comentários:
Enviar um comentário